terça-feira, junho 09, 2009

Prof. Graça Carvalho, Candidata ao Parlamento Europeu, Visita Escola Secundária de Anadia

Nova Secundária de Anadia vai ser construída junto ao Complexo Desportivo
“Vamos ter uma escola nova. Esta semana fechámos nova localização”. Quem o disse foi Luís Santos, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Anadia (ESA), durante a visita de Graça Carvalho, candidata no 3º lugar da lista do PSD ao Parlamento Europeu, ao edifício, no dia 29 de Maio.
“Durante o mês de Junho serão feitas todas as diligências entre a Parque Escolar e a ESA, para encontrarmos a planta final do edifício, que vai nascer na zona do Complexo Desportivo de Anadia”, afirmou Luís Santos.
O presidente do Conselho Executivo disse que definida a planta será dada a volumetria “para enquadrarmos os espaços. Entre Julho e Agosto será trabalhada a parte da arquitectura. Em Setembro a obra será lançada a concurso para ser adjudicada em Novembro”, avançou.
Obra já vai funcionar no ano lectivo de 2011/2012
Luís Santos sublinhou ainda que no primeiro trimestre de 2010 a obra vai arrancar, para estar “pronta a servir no ano lectivo de 2011/2012”.
“Queriam fazer a obra cá, no lugar da velha escola. Mas a opção da escolha da zona desportiva de Anadia para construir o novo edifício esteve relacionada com a existência de infra-estruturas desportivas de excelência, o que vai fazer com que não seja necessário construir todas as instalações”, explicou Luís Santos, lembrando que a obra faz parte de uma lista com 100 edifícios que vão ser intervencionados, sendo que no caso de Anadia, este será dos poucos edifícios a construir de raiz.
“A Câmara Municipal de Anadia foi, sem dúvida, o grande motor para que esta obra seja uma realidade”, admitiu o presidente do Conselho Executivo da ESA. “Trata-se de uma decisão irreversível e que não volta atrás”, afirmou Luís Santos, satisfeito.
A nova escola secundária vai contemplar 25 a 30 salas, mais cinco áreas laboratoriais de Físico-Química e Biologia. Vão haver áreas para Mecânica, Electricidade, Madeiras e Educação Tecnológica e professores.
“Uma escola muito degradada”
No final da visita à ESA, Graça Carvalho, candidata no 3º lugar da lista do PSD ao Parlamento Europeu, considerou estar perante “uma escola muito degradada”, com necessidades de um novo edifício, “como vai acontecer”, congratulando-se com a decisão. Apesar das más condições, a professora admitiu tratar-se de uma escola “muito dinâmica e muito bem sucedida”, fazendo referência às aprovações acima dos 95%, num universo de 750 alunos, dados fornecidos por Luís Santos. “São indicadores escolares dentro da média europeia”, frisou Graça Carvalho.
A candidata lembrou que a Educação, a Ciência e a Inovação são prioridades da lista do PSD ao Parlamento Europeu: “É preciso melhorar os índices dos alunos que acabam o secundário, porque nestes três indicadores Portugal está abaixo da média europeia”, sublinhou.
in, Litoral Centro

2 comentários:

Marcelo Al disse...

Tem muita coisa a melhorar naquela escola, os problemas deste liceu não se resume só na falta de equipamento «novo», a falta de condições em outro sentidos da mesma são inaceitáveis para uma secundaria de um país de primeiro mundo como Portugal! ex.: O Pavilhão gimnodesportivo de EF interior...

Anónimo disse...

Vão fazer do quê desta secundaria?
Fizeram o quê do antigo ciclo?
Vão fazer o quê da antiga escola primaria de Paredes do Bairro, Ancas, S. Lourenço do Bairro, Couvelha, Pedralva, Vilarinho, etc...?