segunda-feira, setembro 01, 2008

Comunicado

JSD DE ANADIA NÃO ACEITA INTENÇÃO DE CANDIDATURA “SELVAGEM” DO ACTUAL PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA DO PSD DE ANADIA E PRESIDENTE DA C. M. ANADIA, PROF. LITÉRIO MARQUES.
1. A Comissão Política da JSD de Anadia reuniu no passado dia 30 de Agosto, pelas 17h00, tendo aprovado, por unanimidade, o presente comunicado, dirigido aos militantes da JSD e do PSD de Anadia, bem como à Comunicação Social.
2. A JSD de Anadia tomou conhecimento, no dia 30 de Agosto de 2008, pela Imprensa, da intenção de recandidatura à Câmara Municipal de Anadia do actual Presidente da Comissão Politica do PSD de Anadia e da Câmara Municipal de Anadia, Prof. Litério Marques, “com ou sem o apoio do PSD”.
3. Lamentamos profundamente o facto do ainda dirigente máximo do PSD de Anadia colocar como hipótese a sua recandidatura como “independente ou por outro partido”.
4. À Comunicação Social, este dirigente referiu: “Como sabem o partido decidiu em Conselho Nacional, convidar todos os Presidentes de Câmara a recandidatarem-se, considero-me convidado e, portanto, aceito o convite”.
5. Tal situação não corresponde de todo à verdade. Basta consultar a Moção de Estratégia aprovada no XXXI Congresso Nacional do PSD, no dia 21 de Junho, bem como o documento “Eleições Autárquicas 2009 – Princípios Orientadores”, aprovado em Conselho Nacional, no passado dia 18 de Julho.
6. A estratégia aprovada veio ”reconhecer o trabalho realizado por aqueles que actualmente exercem funções de Presidentes de Câmara, candidatando-os a novo mandato sempre que possível e desde que estejam disponíveis para o fazer”.A expressão “sempre que possível” foi ignorada pelo dirigente máximo do PSD de Anadia, o que não se compreende, pois a mesma é inteligível a qualquer aluno da escola primária.
7. No mesmo documento aprovado fica expresso e garantido “que o modo de selecção dos candidatos se faça em articulação entre as estruturas concelhias, as estruturas distritais e a direcção política nacional, no respeito integral pelas disposições estatutárias que regulam esse processo”.
8. Com esta atitude, o Presidente do PSD de Anadia ignorou esta importante disposição, ultrapassando a própria concelhia que preside, a distrital de Aveiro e ainda mais grave, a Comissão Política Nacional. Pior: “esqueceu” os Estatutos do Partido, que dispõem que quem faz a escolha e propõe à Distrital de Aveiro os vários candidatos aos órgãos das Autarquias Locais é a Comissão Política da Concelhia do PSD de Anadia.
9. Não bastando, o Presidente do PSD de Anadia ignorou mais uma disposição do documento “Eleições Autárquicas 2009 – Princípios Orientadores”, nomeadamente na parte que se refere ao facto de “a apresentação pública de candidatos só deve ocorrer após concluído todo o processo político de decisão interna, e seguindo uma adequada programação articulada com as Distritais”.
10. Em suma, com este comportamento o Presidente do PSD de Anadia actuou como um “fora-da-lei”, desrespeitando os Estatutos Nacionais do PSD, a Moção de Estratégia aprovada em Congresso e os Princípios Orientadores das Eleições Autárquicas 2009 aprovados em Conselho Nacional. Ou seja, nesta senda de ilegalidades, o Presidente do PSD de Anadia desprezou as regras, as normas, os princípios e os valores por que se rege o PSD, que é o mesmo que dizer da Democracia. Esta é, assim, uma “candidatura selvagem”.
11. A JSD de Anadia repudia o desrespeito do ainda Presidente do PSD de Anadia com os órgãos do partido e os seus militantes, quando deu a entender que a decisão era individual: “Eu não tenho que estar à espera da Concelhia”. A escolha do candidato é colectiva, é colegial.
12. A JSD de Anadia não receia nem teme a candidatura do actual Presidente do PSD de Anadia como independente, ou apoiada por qualquer outro partido político. Lamentamos, sim, e envergonhamo-nos do actual Presidente do PSD de Anadia, ver como hipótese – apenas e só numa lógica de sobrevivência pessoal e política –, encabeçar uma candidatura como independente ou por outro qualquer partido, a qualquer preço, utilizando todos os meios, numa atitude que só se pode justificar de “desespero”.
13. Esta é mais uma situação lamentável, de autoritarismo ditatorial, que envergonha, sobretudo por vir de alguém que tem grandes responsabilidades, mas que demonstra um manifesto desrespeito pelas deliberações/decisões emitidas pelos órgãos do partido – concelhia, distrital e nacional.
14. A JSD entende que o momento é de reflexão e discussão interna, nomeadamente numa altura em que os órgãos da concelhia irão a eleições brevemente. Caberá à Comissão Politica eleita, após eleição democrática, definir um projecto político para o Concelho de Anadia, bem como o perfil do candidato à Câmara Municipal de Anadia em 2009.
Anadia, 31 de Agosto de 2008

5 comentários:

Anónimo disse...

Este Litério é uma vergonha!!!
Vai-te embora...

Anónimo disse...

Quando me disseram vim ver o vosso blog. Está muito fixe. A situação é grave. Fizeram muito bem em reagir assim. Isto em Anadia não é o Ruanda. Alguém tem de dizer isto ao Prof Litério. E digam também que é a hora de ele se ir embora. Basta de tanta asneira. Com aquela idade já devia ter juizinho. Agora é a hora de ele se ir aquecer ao lume e beber os tintos que ele tanto gosta dentro da sua casa.
Parabéns jota. Bye bye

Anónimo disse...

O Zé que não tenha medo. Ele ganha.

Anónimo disse...

As pessoas querem mudança. Os independentes só ganham se tiverem as televisões ao lado deles.
Neste caso nem o região o aturará.
Força Manuel Ribeiro.

Anónimo disse...

Acho que é uma execlente atitude. Anuncia antecipadamente uma candidatura rebelde, e mais tarde anuncia a sua retirada com apoio incondicional ao Manuel Ribeiro, nosso futuro Presidente.
A estratégia é boa, e vem nos livros.
Assim, o PSD mant~em a sua postura, o prof. sai bem, porque deixa obra, e entra nova dinâmica em Anadia.