domingo, agosto 09, 2009

Bancada da JSD pode Vir a ser a Terceira da AR

A estrutura liderada por Pedro Rodrigues conseguiu garantir de 10 a 12
A JSD conseguiu uma forte representatividade nas listas do partido às próximas legislativas. Os jovens sociais-democratas conseguiram que Manuela Ferreira Leite lhes garantisse de 10 a 12 deputados directamente eleitos, consoante os resultados eleitorais de 27 de Setembro. E se o PSD ganhar mesmo as legislativas ao PS, os jovens laranjas admitem que, com as tradicionais saídas do grupo parlamentar para o governo, possam atingir os 17 lugares no Parlamento. O que a acontecer, coloca a estrutura liderada por Pedro Rodrigues ao mesmo nível de representatividade conseguida pelo antigo líder da jota Pedro Passos Coelho em 1987, na primeira maioria absoluta de Cavaco Silva. E que se tornou numa espécie de "terceira bancada" parlamentar.
Entre os jovens que agora integram as listas de Ferreira Leite e que são garantidamente eleitos está o líder da JSD, Pedro Rodrigues, advogado, que entra em sétimo lugar em Braga, na lista liderada por João de Deus Pinheiro.
Só neste distrito estão em lugar elegível, Francisco Almeida, um advogado de 25 anos, em terceiro lugar; e Nuno Reis (filho de Fernando Reis), um gestor de empresas na área da saúde com 30 anos, em quarto lugar.
No Porto, a juventude social-democrata também garantiu três lugares elegíveis: Carla Barros, 29 anos, gestora de recursos humanos; Luís Vales, psicólogo; e Luís Menezes (filho de Luís Filipe Menezes), de 28, licenciado em gestão e a trabalhar na área da saúde.
Na lista encabeçada por Manuela Ferreira Leite, a de Lisboa, surge em 12º lugar António Leitão Amaro, um jurista de 29 anos, que está a fazer o doutoramento em Harvard, e em 15.º lugar Joaquim Biancard Cruz, primeiro vice-presidente da JSD e membro da direcção do Instituto Francisco Sá Carneiro.
Em Leiria, um advogado em Pombal, com 29 anos, Pedro Pimpão dos Santos, entra em 5º lugar na lista presidida por Teresa Morais. Em Aveiro, Amadeu Albergaria, vereador da Câmara da Feira, também tem a eleição garantida. E na Madeira, a presidente da JSD local e deputada regional Vânia Jesus é a terceira da lista encabeçada por Alberto João Jardim.
Nas legislativas de 2005, nas listas à Assembleia da República, elaboradas por Pedro Santana Lopes, a JSD não conseguiu colocar nenhum jovem representante em lugar elegível.

in, Diário de Notícias

Sem comentários: