terça-feira, agosto 11, 2009

JSD Recolhe Ideias Através de Plataforma Online

www.novoportugal.eu

JSD está a recolher até ao final do mês propostas para o seu programa eleitoral numa plataforma na Internet que pretende dar voz aos jovens e funcionar como espaço de debate após as eleições.
No site www.novoportugal.eu a JSD colocou "10 causas" que considera as prioritárias e desafia os utilizadores a propor ideias até ao final do mês, disse o vice-presidente da JSD, Duarte Marques, em declarações à Agência Lusa.
"Dirige-se aos jovens que têm opinião, que até gostam de política, estão nos `blogues´, no "Twitter" [rede social na Internet] mas não têm hipótese de participar na política", acrescentou.
O que nós dizemos é: tens aqui uma oportunidade de deixar de falar só nos cafés", acentuou o dirigente, adiantando que o programa será apresentado em Setembro.
No site, a JSD colocou um vídeo que encena uma situação em que um jovem se queixa de não ser ouvido, perante o empregado do café que lhe mostra o novo site da JSD, terminando com um "eu participo".
O facto de aquela frase ser o mesmo "slogan" do site de José Sócrates na Internet foi "uma infeliz coincidência", disse Duarte Marques, reiterando que o "objectivo do novo site é, de facto, aumentar a participação".
Para incentivar a participação é possível adicionar no "site" vídeos, imagens, ligações a outros "sites", documentos de suporte, votar e comentar.
Habitação, qualificação, emprego, qualidade da democracia, solidariedade inter-geracional, globalização do jovem português, vida saudável e comportamentos de risco, cultura crítica e democrática, coesão territorial e "o triângulo institucional - Estado, mercado e o pilar social-solidário" são as 10 "causas prioritárias" para a JSD.
Entre as propostas já inseridas por utilizadores está "a legalização da actividade de `lobbying´" [actividade de grupos de pressão em defesa de interesses], ou a "criação de uma linha de crédito para jovens a taxa zero".
Os deputados da JSD que vierem a ser eleitos a 27 de Setembro estarão também na plataforma a "debater, recolher contributos e a divulgar e prestar contas", referiu Duarte Marques.
in, Diário Digital / Lusa

1 comentário:

Marcelo Al disse...

Já fui e já votei naquelas propostas que me pareceram estar correctas.