sexta-feira, março 27, 2009

Entrevista ao Jornal Região Bairradina

"O chumbo é infundado e grave"
O líder da Juventude Social Democrata de Anadia, Pedro Esteves, considera que o chumbo da Comissão Distrital à candidatura de José Manuel "é infundado e grave". No seu entender, a Distrital tem de ser explicar e dar a conhecer as razões que levaram a tal decisão. Para o responsável da JSD, José Manuel Ribeiro "é o protagonista ideal para colocar Anadia no século XXI".
- Como é que a JSD vê o chumbo da Comissão Distrital à candidatura de José Manuel Ribeiro?
A JSD encara esta decisão da Distrital de Aveiro como sempre encarou todas as decisões emanadas dos órgãos do partido: com serenidade. Esperamos contudo que esta decisão seja algo mais do que um chumbo personalizado e dela resulte uma alternativa capaz de respeitar o sentir das bases de concelhias e o seu desejo de inovação e ambição para o projecto autárquico local exigível em pleno século XXI. O chumbo é infundado e grave. As bases do partido para a JSD jamais serão apenas um slogan eleitoralista. São elas que constroem o partido no dia-a-dia, servimos, nós as bases, bem mais do que para abanar bandeiras. Gostaríamos que todos as encarassem da mesma forma. É isso que as bases esperam, é isso que lhes é devido. Não podem ser as “ditas” elites sentadas em Lisboa ou dirigentes situados noutro ponto do país a ditar qual o futuro a que os Anadienses têm direito.
- Ao que parece, trata-se de uma situação inédita no Partido. Isto poderá significar que existem outros interesses por detrás desta decisão?
A JSD denuncia, como foi publico recentemente, todos os interesses obscuros que considera ilegítimos, ainda que suportando custos pessoais, institucionais e políticos. Assim aguardamos com a expectativa a justificação política da decisão tomada pela distrital. Recordo que os militantes de Anadia, de forma esmagadora, querem José Manuel Ribeiro. Julgamos ser também este o pulsar da população. O momento é de mudança. Não existindo interesses pessoais por detrás desta decisão, cabe à distrital, e urgentemente, declarar qual a solução programática que defende para Anadia e o porquê da decisão tomada pelos militantes do concelho alegadamente não servir. Não abdicamos do porquê das coisas. Somos e queremos continuar a ser a consciência crítica do partido. Somos leais, convictos e solidários, mas não somos tropas de ninguém.
- Este facto muda algo em relação à vossa posição quanto ao candidato do PSD à Câmara de Anadia?
Mais do que por pessoas, a JSD tem lutado por ideias articuladas num programa. Tão urgente como a justificação da distrital sobre a sua decisão é a construção de um programa autárquico de renovação, dinamização e auscultação que coloque todos os anadienses, incluindo a sua massa crítica fundamental corporizada pelos seus jovens, no século XXI que já há muito reclama a presença de Anadia. Acreditamos que José Manuel Ribeiro é o protagonista ideal para colocar Anadia no século XXI. Quem acha diferentemente tem obrigação de dizer aos militantes quem melhor poderá cumprir este desígnio e justifica-lo devidamente, o que não nos parece fácil. É nossa convicção que a Distrital cometeu um erro grave que terá consequências nefastas.
- Em que medida é que esta decisão fragiliza o Partido a nível local?
O PSD é suficientemente dinâmico e rico para acolher todos os debates de ideias. As poucas vezes que o PSD ao longo da sua historia, se revelou mais frágil coincidiram sempre com a sobreposição de fidelidades pessoais vazias de conteúdo a fidelidades a ideias e programas. Achamos que é isto que está a acontecer neste caso. Acreditamos que também que o PSD Distrital saberá evitar a repetição estéril de erros do passado que nos foram caros. Somos fortes na medida da grandeza das ideias que defendemos. A JSD de Anadia mobiliza mentes e ideias, não pastoreia rebanhos.
- No caso de a Nacional indicar o nome de Litério Marques como candidato pelo PSD, qual vai ser a posição da JSD?
Antes de discutir pessoas a JSD já habituou Anadia a discutir ideias. Vamos continuar a insistir na necessidade de debater e propor um novo futuro para Anadia. Não nos contentaremos com nada menos que um projecto autárquico que dê aos jovens anadienses novas razões para continuar a acreditar numa Anadia com futuro. Não abdicamos das nossas ideias.

in, Região Bairradina

5 comentários:

Anónimo disse...

"...a JSD já habituou Anadia a discutir ideias"; quais?

Pedro Esteves disse...

Para além da JSD já ter habituado Anadia a discutir ideias também já se habituou aos imensos distraídos que Anadia tem, distraídos ou oportunistas...

Para esses aqui vão algumas ideias que a JSD tem vindo a defender...

a) A promoção e conservação do nosso património histórico-cultural;
b) Os incentivos ao empreendedorismo jovem, e à força dos jovens empresários.
c) O fomento sério e responsável de políticas de fixação dos jovens no Concelho.
d) O máximo aproveitamento, exploração e utilização dos espaços desportivos do Concelho, segundo critérios de equidade e razoabilidade.
e) A criação de políticas orientadas para a dinâmica e para a vitalidade das infra-estruturas de natureza cultural e social do Concelho.
f) A aposta nos cursos de formação técnico-profissional, como uma mais-valia para o aluno, e como forma de combate ao abandono escolar.
g) A implementação de medidas que promovam e facilitem o voluntariado jovem, junto das instituições de solidariedade da Rede Social de Anadia.
h) A aposta no turismo jovem, associado ao turismo desportivo de natureza.
i) O investimento na aproximação dos jovens de Anadia nas questões públicas do Concelho."

Pedro Esteves

Anónimo disse...

Ó Pedro, desculpa lá a ousadia...
Mas discutir ideias toda a gente discute, e são vários os exemplos de facto que apresentas; mas dessas todas, diz lá uma só que tenha uma componente pratica, efectiva. É que hoje, não basta discutir muito, e apresentar muitas ideias (quase que para estatistica ver); diz lá uma só...
é que discutir as politicas, os conceitos de fixação, processos de negocio, qualquer um faz, agora, apresentar uma verdadeira alternativa e mobilizar factos e factores para actuar no meio fisico, ai sim vai uma grande distancia.

Anónimo disse...

Fizeste-me lembrar aquele sketch dos gato fedorento, do "fazer bue de cenas e realizar imensas iniciativas". Propostas concretas, não li nenhuma. Quando falares, lembra-te que não estas só a falar pros jotinhas, e que há pessoas que sabem o que é demagogia. Também gostei de te ver assinar um comentário... já ia sendo tempo.

El Anadiano

Anónimo disse...

As ideias que a JSD tem levado a cabo são as ideas que têm sido apoiadas pela nossa Câmara Municipal. E para além de apoiadas.. são incentivadas!

Ou que sugerem vocês?

Que a JSD faça tenha uma politica PRAATICA de juventude, qd a Camara nem um projecto pa juventude tem?!?!

Acordem!