sexta-feira, março 27, 2009

Chumbo de José Ribeiro é uma "decisão sem legitimidade"

Lígia Filipe Seabra, cabeça de lista dos Delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, considera que a votação realizada pela Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Aveiro, que veio a reprovar o nome de José Manuel Ribeiro...
Lígia Filipe Seabra, cabeça de lista dos Delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, considera que a votação realizada pela Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Aveiro, que veio a reprovar o nome de José Manuel Ribeiro como candidato à Câmara Municipal de Anadia pelo PSD, foi “abusiva, sem qualquer fundamento, sendo por isso uma decisão sem qualquer legitimidade”.Foi em conferência de Imprensa, realizada anteontem, dia 23, na sede do PSD de Anadia, que Lígia Seabra tornava pública a comunicação feita numa reunião ordinária da Assembleia Distrital do PSD de Aveiro, a 6 de Março último, dando assim a conhecer a “indignação” do grupo dos 15 delegados de Anadia, relativamente à votação que repro-vou o nome de José Manuel Ribeiro como candidato à autarquia anadiense.Recorde-se que o chumbo ocorreu numa reunião da CPD alargada do PSD de Aveiro, no dia 2 de Março, “onde não foi tida em conta a opção dos órgãos concelhios”, como referiu a delegada.“Esta situação não é mais do que um abuso de direito, tornando-se ilegítima. O resultado da votação é uma interpretação distorcida dos estatutos do próprio partido. Foi uma decisão tomada sem qualquer fundamento, sem o intuito para o qual a norma foi criada”, disse Lígia Seabra aos jornalistas, sublinhando que o direito “não é dado para chumbar qualquer nome, não sendo esse o sentido da norma”.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
A delegada lembrou ainda que o nome de José Manuel Ribeiro foi apontado num relatório da CPD do PSD de Aveiro “como um exemplo a seguir”, não sendo compreensível a falta de apresentação de “qualquer fundamentação para o nome ter sido reprovado”.A delegada frisou que os militantes do concelho de Anadia sempre estiveram e estão “unidos de maneira a dar ao concelho uma maioria política que sustente o exercício do poder camarário”.Contudo, lamentam a “falta de actuação transparente e de certas pessoas e órgãos que deram guarida a quem se apresenta aos jornais e não manifesta qualquer intenção de se candidatar nos órgãos próprios do partido, seja na anterior Comissão Política Concelhia, seja na actual, seja no plenário de Assembleia de Secção convocado para o efeito, onde esteve presente e não se apresentou como tal”, disse Lígia Seabra, referindo-se a Litério Marques, actual presidente da Câmara Municipal de Anadia.A porta-voz dos 15 delegados da secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro afiançou que ao actuar desta forma se quebra a “confiança política pela qual devia primar a sua actuação, desrespeitando órgãos eleitos, não ajudando a que esta selecção se faça em arti-culação entre as estruturas concelhias, sem gerar os consensos necessários à estabilidade do partido, num concelho onde sempre ganhou com maiorias”.
INTERPRETAÇÃO “DISTORCIDA” DOS ESTATUTOS DO PSD
Lígia Seabra considera que em vez disto foi feita uma “interpretação distorcida e grosseira dos estatutos”, como se as competências que lhe estão “atribuídas possam servir para chumbar um candidato que pelos próprios é apresentado como figura exemplar e de destaque no nosso panorama distrital e nacional”.A porta-voz lembrou ainda ter conhecimento de que José Manuel Ribeiro não sofre de “qualquer tipo de inbição que o impeça do exercício de cargos públicos. Antes constitui uma mais-valia na renovação dos cargos autárquicos” e tem o perfil “pessoal e político definido nos princípios orientadores do partido”, assim como a “coragem política para aceitar estar ao serviço da causa pública e do partido”.A delegada disse ser essencial reforçar as condições de “renovação política da democracia no concelho de Anadia, que necessita de sair do desafogo ‘autoritátio’ em que tem estado mergulhado”.
INSISTIR NO NOME DE JOSÉ RIBEIRO
Lígia Seabra rematou dizendo que a Comissão Política de Secção do PSD de Anadia “deve insistir no mesmo nome” - José Manuel Ribeiro -, para candidato do partido à autarquia, visto ter-se iniciado “um novo ciclo de renovação em Anadia”.

in, Litoral Centro

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Creio que o futuro de Anadia passa por isto mesmo, pelo assumir de posições, e de estartégias. Chegou de facto a altura da mudança, e como todas as mudanças trazem consigo barreiras, boicotes e afins; faz parte.
O necessário e o prudente é de facto, saber-se, definir-se bem qual é o caminho a trilhar e aplicar uma estratégia.
Será impossivel, ao concelho de Anadia no futuro que é breve conviver com a distrital e a concelhia a remar em correntes opostas.
Dai que aberto o precedente tipificado na apresnetação depois de eleição do nome do zé manel para a câmara de Anadia, não mais pode ser dado um passo atrás, mas sim varios certinhos e prudentes para a frente.
Esteve bem a Dr.a Ligia Seabra quando se assumiu em execicio das suas competencias e na legitimidade dos cargos que ocupa no PSD.
Assim, resta só a reafirmação da concelhia ao seu candidato e limar as arestas com a distrital e com os orgãos nacional. Não é volta a dar.
Anadia faz-se trilhando a passo certo o caminho que só tem futuro.
cumprimentos.

Anónimo disse...

http://anadia100gente.blogspot.com/2009/03/eleicoes-autarquicas-em-anadia.html

Anónimo disse...

A confirmar-se o que vem publicado hoje no Diario de Aveiro, é uma má noticia para Anadia, para a Concelhia e para a cabeça de lista dos delegados à Assembleia Distrital do PSD.
Será bom conhecermos brevemente os seus pontos de vista, e como é que vão conviver com esta realidade nos proximos quatro anos, na medida em que foi aberto um precedente, e o velhote levou a melhor. Aguardo.